Palestra sobre Afrofuturismo abre as atividades em comemoração da Semana de Consciência negra

Evento contou com a presença do cantor Rincon Sapiência e mostra de curtas

Texto e fotos Gabriele Sales [1]

Reportagem em vídeo Victoria do Amaral [2]

 

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o centro universitário FMU|FIAAM-FAAM promoveu diversas atividades. Na manhã do dia 21 no auditório do campos Ana Rosa os alunos puderam participar da roda de conversa sobre afrofuturismo, cinema negro, raiz africana e educação antirracista. Para a professora e Drª Maria Lúcia Silvia, coordenadora do Núcleo de Estudos Étnicos Raciais (NERA) é importante saber o interesse dos alunos sobre o tema: “Existe uma lei que todas as faculdades devem ter atividades com relação a cultura africana, cultura indígena, assim como disciplinas. Os eventos ajudam a reforçar o que é dado em sala de aula. Nós temos a possibilidade de trazer pessoas que estejam fora da área acadêmica e também colegas de outras instituições que nos ajudam a debater as questões referente a cultura afro brasileira”, afirma.                                                                                                                                                                        

As alunas Beatriz Costa e Marina Andre, estudantes de Publicidade e Propaganda, ficaram sabendo da palestra através das redes sociais do cantor Rincon, que foi o palestrante do dia.  “Nós não estudamos aqui, ficamos sabendo através do insta do Rincon e eu estava até comentando com a Marina, faz a diferença movimentos como esse. Na nossa faculdade não tem um núcleo de afrodescendentes, nós debatemos em sala de aula, mas eu acho extremamente importante ter eventos desse tipo voltado para os estudantes”, comenta Beatriz.

Para o cantor e produtor musical Rincon Sapiência o afrofuturismo está presente no dia a dia através da tecnologia: “Quando eu vou contar uma história e reproduzir uma estética. Vou pensar em qualquer tipo de linguagem eu tenho essas referências afro e poder trazer isso para o contemporâneo, eletrônico e para a tecnologia. É interessante esse link”, declara.

Após a palestra foi apresentada uma mostra de curtas e filmes com a coordenação da cineasta Thais Scabio.

[1] É aluna do sexto semestre do curso de jornalismo e monitora do NERA.

[2] É aluna do segundo semestre do curso de jornalismo e estagiária da Agência integrada de comunicação (AICom).