A revista DUMELA foi criada em 2018 pela equipe de professores que criaram o NERA (Núcleo de Estudos Étnico-Raciais). O NERA tem como objetivo elaborar uma pedagogia antirracista e antidiscriminatória no FMU-FIAM-FAAM Centro Universitário a partir de estratégias educacionais orientadas pelo princípio de igualdade básica da pessoa humana como sujeito de direitos, bem como posicionar-se formalmente contra toda e qualquer forma de discriminação.

A revista DUMELA foi criada para fazer memória das atividades realizadas pelo NERA e contribuir no desafio que é incorporar um debate lúcido e científico de uma educação antirracista.

As responsáveis pela revista/site DUMELA são os jornalistas Maria Lucia da Silva, Vinícius Mendes e Gean Oliveira.

A DUMELA é uma palavra do idioma tsuana que significa acreditar, crer e ter fé. A tsuana é a língua original do país Botsuana, que está localizado na região sul do continente africano.


Maria Lucia da Silva – Jornalista profissional. Mestre em Comunicação e Semiótica e Doutora em Educação. Professora em cursos de jornalismo desde 1994. Professora no curso de Comunicação Social da FIAM-FAAM Centro Universitário desde 2012. Criadora e integrante do NERA e da DUMELA.

Vinícius de Souza Mendes – Jornalista profissional. Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Jornalismo da FIAM-FAAM Centro Universitário desde 2022. Membro do grupo de pesquisa MTTM. Repórter da revista Problemas Brasileiros e colunista do Le Monde Diplomatique.

Gean Oliveira Gonçalves – Jornalista profissional. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Jornalismo da FIAM-FAAM Centro Universitário desde 2020. Pesquisador do grupo de pesquisa Epistemologia do Diálogo Social (ECA-USP/CNPq) e associado da SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Integrante do NERA e da Dumela.